Taxonomias - Primavera disponibiliza utilitário


A Portaria n.º 302/2016 de 2 de dezembro aprovou a nova estrutura do ficheiro SAF-T (PT) e introduziu o conceito de Taxonomias no âmbito da informação relativa à Contabilidade. Este novo conceito traduz-se no seguinte: cada conta do plano de contas vai ser representada por um código de taxonomia que, por sua vez, obedece ao referencial contabilístico de cada empresa.


São sugeridos dois planos de contas de acordo com o referencial contabilístico - o SNC Base e o SNC Microentidades - para suportar os códigos de taxonomias. 


Neste contexto, a PRIMAVERA disponibiliza o utilitário ConvertConta 2017 que permitirá agilizar e facilitar a adaptação dos planos de contas existentes para uma estrutura que vá de encontro à proposta na referida Portaria, preparando assim o suporte às Taxonomias que serão disponibilizadas numa nova versão do PRIMAVERA v9.15, durante o mês de março.


Em termos práticos, este utilitário engloba ficheiros pré-construídos e adaptáveis que auxiliam a alteração do plano de contas de 2017 para os vários tipos de entidade.


Licenciamento

Embora sujeito a licenciamento UTIL.SNC versão 09.01, este utilitário é gratuito para clientes com CSA ativo. 


Documentação

  • O ConvertConta 2017 pode ser aplicado durante o exercício de 2017 em empresas já com movimentos contabilísticos. Nestes cenários as operações de eliminação de contas e a modificação de tipos de conta (contas de movimento a integradoras) movimentadas não serão realizadas pelo utilitário;
  • ConvertConta 2017 é compatível com a versão 9.15 SR4 ou superiores do ERP PRIMAVERA. 


Questões Frequentes

Abaixo apresentamos um conjunto de questões frequentes que podem ser colocadas durante o processo de transição para o plano de contas com Taxonomias.


• O que é o ConvertConta2017?


O ConvertConta2017 é um utilitário desenhado para ajudar os utilizadores que pretendem alterar a estrutura do plano de contas para ir de encontro às classificação das Taxonomias impostas pela Portaria n.º 302/2016 de 2 de dezembro.

Este utilitário que tem por base uma folha de cálculo com as alterações a efetuar aplica-as de forma automatizada e para várias empresas respeitando um conjunto.


• O que são as Taxonomias?


As Taxonomias são códigos de representação das contas do plano de contas da contabilidade. O conceito de Taxonomias é introduzido pela Portaria acima identificada e traduz-se, essencialmente, na representação de cada conta do plano de contas por um código de taxonomia. Por sua vez, o código de taxonomia a atribuir a cada conta do plano de contas deverá obedecer a um referencial contabilístico.


• O que são referenciais contabilísticos?


Os referenciais contabilísticos, também referidos como referenciais de classificação de contas, são os normativos contabilísticos segundo os quais a contabilidade de determinada empresa é organizada. Os referenciais contabilísticos possíveis são:


  • S - SNC base
  • N - Normas Internacionais de Contabilidade
  • M - SNC Microentidades
  • O - Outros referenciais contabilísticos 


• O ConvertConta2017 vai classificar as contas do plano com as respetivas Taxonomias?


Não. O ConvertConta2017 permite alterar a estrutura do plano de contas para dar resposta às classificações impostas pela Taxonomia. Durante o 1º trimestre de 2017, a PRIMAVERA irá disponibilizar no ERP v9.15 a possibilidade de os utilizadores gerirem e classificarem as contas do plano com a Taxonomia.


• Tenho de alterar o plano contas?


Não. Quando a Primavera disponibilizar no ERP o tratamento das Taxonomias, o cliente poderá efetuar a classificação das contas do plano em uso de forma a ir de encontro à Taxonomia adequada. No entanto, e uma vez que as Taxonomias trazem novas divisões nas contas, poderá não ser possível obter toda a informação necessária para preenchimento das demonstrações financeiras.




• Não quero alterar o plano de contas. Vou conseguir gerar as demonstrações financeiras?


Sim. Um dos objetivos para implementação das Taxonomias é o preenchimento automático das demonstrações financeiras presentes na Informação Empresarial Simplificada (IES) com base nas Taxonomias.


Durante 2017, e enquanto não forem publicadas instruções de preenchimento da nova IES, as demonstrações financeiras continuarão a ser preenchidas de acordo com as contas da contabilidade.


De futuro, as demonstrações financeiras terão por base as Taxonomias. 


• Quais as principais alterações que devo esperar no plano de contas?


As principais alterações que se podem esperar dos novos planos de contas são de atualização, melhoria e adaptação do plano de contas para a nova realidade das Taxonomias.


A atualização do plano de contas tem por objetivo trazer o plano de contas para o template mais atual de acordo com os normativos contabilísticos mais recentes, nomeadamente a Portaria n.º 218/2015 de 23 de julho.


A melhoria de planos de contas consistiu numa verificação profunda dos planos de contas disponibilizados bem como tomar decisões de eliminação de contas, melhoria de descrições e algumas indicações para o plano do IVA.


A adaptação do plano de contas para a nova de realidade das Taxonomias que incluíram operações de criação e eliminação de contas bem como desdobramentos de contas adicionais, principalmente, para suportar cenários de contas do ativo corrente e não corrente e passivo corrente e não corrente.


• Depois de utilizar o ConvertConta2017 posso reverter para o plano de contas anterior?


Não. As operações realizadas pelo ConvertConta2017 não são reversíveis. É por isso recomendada a realização de uma cópia de segurança da base de dados antes da operação, bem como a realização de testes em bases de dados clonadas.


• Quero adaptar o meu plano de contas. Tenho de o fazer pelo ConvertConta2017?


Não. O ConvertConta2017 é um utilitário que tem por objetivo simplificar a tarefa de adaptar o plano de contas para este estar de acordo com as Taxonomias, mas as operações que faz são de eliminação, alteração da descrição e inserção de novas contas no plano. Todas estas operações podem ser realizadas diretamente no ERP Primavera na manutenção do plano de contas.


• Tentei executar o ConvertConta2017, mas diz que não tenho licença. O que devo fazer?


O ConvertConta2017 tem licenciamento próprio - UTIL.SNC 09.01. Esta licença está disponível para clientes com contrato de continuidade ativo. Para dúvidas relacionadas com questões de licenciamento de produtos, recomendamos que contacte a Arentia.


• Posso ter o documento de abertura de 2017 criado quando executar o ConvertConta2017?


Sim, mas recomendamos que o documento de abertura apenas seja elaborado após a execução do ConvertConta2017.O ConvertConta2017 não faz mapeamento entre contas. Isto significa que nas operações de adaptação do plano podem haver constrangimentos caso a conta tenha movimentos em 2017. Assim, as contas que tiverem movimentos ou orçamentos para 2017 têm os seguintes constrangimentos:


-Não podem ser eliminadas;

-Não será possível criar contas de nível inferior, o que iria provocar que a conta passasse a ser do tipo integradora.


Para estes casos, a operação de alteração da conta deve primeiro ser realizada diretamente no ERP (transferência dos movimentos para outra conta ou transformação para integradora) e então executado o ConvertConta2017.


• O plano de contas que uso não é o sugerido pela PRIMAVERA. Posso utilizar o ConvertConta2017 para o adaptar às Taxonomias?


Sim. Neste caso será necessário o utilizador construir o seu próprio ficheiro Excel com as alterações a aplicar ao plano de contas. Os ficheiros com as modificações ao plano de contas sugeridos pela PRIMAVERA, está adaptado à estrutura disponibilizada após a publicação da Portaria n.º 218/2015 de 23 de julho.


• O meu plano de contas está de acordo com o referencial das Empresas do Setor Não Lucrativo (ESLN). Posso usar o ConvertConta2017 para efetuar alterações ao plano?


Sim. Apesar da Primavera apenas disponibilizar sugestão de adaptação dos planos para SNC e ME, o utilitário pode ser usado para outros referenciais contabilísticos.


• Posso usar o ConvertConta2017 para alterar a estrutura de planos que não o de 2017?


Não. O ConvertConta2017 apenas adapta o plano do exercício de 2017. No entanto, se já existirem exercícios posteriores criados, os planos de contas desses exercícios também serão modificados.