O software não genuíno representa um risco de cibersegurança


A pirataria de software é um problema global generalizado. Os cibercriminosos exploram o software não genuíno para distribuir malware, expondo os utilizadores a diversos riscos de segurança.



O Alcance e os Riscos dos Bens Falsificados


39% das compras acidentais de bens falsificados foram efetuadas através de mercados online legítimos de terceiros*.

½ trilião de dólares – ou 3,3% das importações mundiais são produtos falsificados ou pirateados*

20% do aumento dos processos de malware em máquinas ocorreram porque os utilizadores duplicaram o seu tempo passado em sites piratas**



*Fonte: Combating Trafficking in Counterfeit and Pirated Goods: US Department of Homeland Security, janeiro de 2020 

**Fonte: Piracy and Malware: There’s No Free Lunch: Technology Policy Institute, março de 2018


Os riscos do software não genuíno

Antes de efetuar a próxima compra, pense duas vezes.


O software não genuíno pode conter vírus e a ausência de medidas de segurança necessárias para detetar os vírus. Poderá estar a abrir as portas da sua casa ou do seu negócio a ameaças sérias de hackers e malware sem o seu conhecimento.



Como posso saber se estou a utilizar software genuíno?

Certifique-se de que é o software é licenciado.


Antes de adquirir um PC novo com o sistema operativo Windows pré-instalado, certifique-se de que o dispositivo inclui o Windows genuíno pré-instalado.

Todos os PCs que incluem o Windows têm de ter uma licença associada que permite atualizar a versão do sistema operativo através de licenciamento em volume, quando aplicável em conformidade com os termos e condições de licenciamento da Microsoft.

Os contratos de licenciamento em volume só abrangem atualizações de software do Windows. Apenas os PCs são fornecidos com uma licença base completa. (OEM/GGWA/FPP/ESD.)orem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s.

As versões do Windows para consumidores não são elegíveis para a atualização para o Windows Pro através de Licenciamento em Volume.

A obtenção de um GGWA (Contrato Windows Genuíno) é a solução de legalização para utilizadores empresariais que pretendam legitimar licenças Windows Pro em dispositivos existentes. Para todos os dispositivos novos são necessárias licenças base para OEMs (Fabricantes de Equipamento Original).orem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s.



Como posso saber se estou a utilizar software genuíno?

Certifique-se de que é o software é licenciado.


Questione-se sobre os preços, demasiado bons para serem verdade
Normalmente trata-se disso mesmo e podem representar custos adicionais relacionados com perda de dados ou furto de identidade. 

Verifique a origem da chave de produto
Para transferências digitais, certifique-se de que a chave do produto provém de uma fonte fiável. 

Mantenha-se atualizado
Execute atualizações de software regularmente para ajudar a manter-se protegido contra potenciais problemas de segurança.

Seja o primeiro a abrir a embalagem
Para assegurar a primeira utilização, a embalagem de um novo produto físico tem de estar selada. As chaves de produto foram concebidas para funcionar em apenas um dispositivo ou num número limitado de dispositivos.  

Inspecione a embalagem
Certifique-se de que as embalagens físicas incluem um logótipo autêntico da Microsoft e a identidade autêntica da marca. Tenha cuidado com autocolantes ou cartões de chave de produto individuais que não concedem o direito à utilização de novo software Microsoft.

Compre a partir de fontes fiáveis
As principais opções são os revendedores e a Microsoft Store.