Ter uma boa relação com os clientes é essencial para qualquer negócio e, se não consegue competir com empresas maiores noutros recursos, esta pode ser a chave para manter os seus clientes e ganhar mercado.



O bom atendimento e proximidade são sempre uma vantagem para os negócios, principalmente na atualidade em que tudo o resto pode ser copiado! Na verdade, já há muito tempo que as empresas aplicam (ou tentam aplicar) estratégias de CRM, mas cada vez mais, torna-se imperativo utilizar um programa informático para ajudar.





O que é CRM?

O bom atendimento e proximidade são sempre uma vantagem para os negócios, principalmente na atualidade em que tudo o resto pode ser copiado! Na verdade, já há muito tempo que as empresas aplicam (ou tentam aplicar) estratégias de CRM, mas cada vez mais, torna-se imperativo utilizar um programa informático para ajudar.


Vantagens ao utilizar um CRM


Melhorar o relacionamento com os clientes atuais

Já falámos um pouco sobre a importância do bom atendimento e relacionamento com o cliente, mas é um tema tão importante que é melhor reforçar.

Utilizando um CRM as vendas e acompanhamento dos produtos ou serviços comercializados passa a ser mais organizada e isso traz bons resultados para os diversos departamentos da empresa.

Melhorar a comunicação interna

Quanto melhor for a comunicação da equipa comercial, mais fácil será melhorar o seu desempenho e gerar maior satisfação e rentabilidade dos clientes.

O CRM permite partilhar informação de uma forma simples, o que faz com que todos na empresa se possam concentrar em criar valor para o cliente, não perdendo tempo em contatos internos que podem passar mal a informação e que consomem tempo e recursos.

Oferecer poder de gestão

As chefias costumam ter alguma dificuldade neste aspecto, sobretudo no que toca à equipa comercial. Isto porque são muitas informações para gerir e analisar e sem um programa que ajude, a probabilidade de errar na análise é elevada.

Um CRM permite avaliar facilmente a produtividade e desempenho dos colaboradores, especialmente os que estão ligados às vendas, que, como sabe, afetam enormemente os resultados da empresa.

Otimizar os recursos

Pense no tempo que a sua equipa desperdiça em suposições. Por exemplo, a supor o que os clientes podem gostar, mas sem ter informação para fundamentar essa hipótese.

Só com uma base de dados com informações fidedignas e organizadas poderia ajudar a tomar esse tipo de decisões e deixar a imaginação de lado.

Porque é importante procurar o CRM adequado?

Agora que já conhece alguns dos benefícios que o CRM pode oferecer à sua empresa, fica a pergunta: Como escolher um CRM?

A Arentia pode ajudar no processo de escolha e implementação.