Cloud, Big Data, Mobilidade são algumas das novas siglas que nos vão acompanhar e crescer na nossa organização.




O ano 2014 está a iniciar e é a oportunidade de definir os nossos objetivos e os da nossa organização. Podem existir mudanças ditas radicais e pequenos ajustes, mas são importantes fazer e agora pode ser a hora certa para os fazer ou para os definir e para nos comprometermos a fazer. Cloud, Big Data, Mobilidade são algumas das novas siglas que nos vão acompanhar e crescer na nossa organização. 


1– O foco da tecnologia moderna será os resultados

As empresas vão se preocupar menos com a parte física (ou seja a infraestrutura) e mais com os aplicativos. Existem excelentes aplicativos a ser desenvolvidos para agilizar cada vez mais o trabalho das empresas.  


2 – Utilização de aplicativos distintos em um único sistema

Não é uma nova metodologia, algumas empresas tem investido em sistemas de comunicação unificadas, onde é possível realizar diversas tarefas através de um único software. Isto reduz o tempo gasto para realizar determinadas tarefas, bem como implementar novos postos de trabalho.   


3 – Maior uso da nuvem privada

A computação em nuvem permite o armazenamento de dados em servidores, sendo que eles podem ser acedidos de qualquer parte do mundo através da internet. A nuvem privada garante a segurança dos dados, pois é construída para que seja utilizada por um único usuário utilizando recursos dedicados a uma organização.  


4 – Uso de Dark Data

O uso de Dark Data, um tipo de informação sem estrutura, classificação e uso, pode revelar dados de grande importância para a empresa. 


 5 – Para lidar com a TI invisível (ou Shadow IT) serão utilizadas soluções sync-and-share

As soluções sync-and-share (sincronização e partilha) serão utilizadas para tentar lidar com o problema de TI invisível. A Shadow IT, por centralizar informações e aplicar soluções de TI sem conhecimento ou aprovação da empresa, pode comprometer a segurança da informação.  


6 – As cópias e arquivo reduzem o backup de informações

Quando se fazem muitas cópias acaba-se por ocupar espaço desnecessário. Quando as reduzimos acabamos por ocupar menos espaço de Backup. Com a tendência do aumento do cloud computing, as cópias  tornam-se cada vez mais comuns, reduzindo a necessidade do backup.  


7 – Maior foco no flash corporativo

Em relação ao armazenamento, em vez de utilizar armazenamento em SSD (Solid State Drive), o foco para 2014 será o armazenamento em flash corporativo.  


8 – Dados arquivados deverão ser criptografados

Cada vez mais haverá a criptografia de arquivos. Porque a criptografia garante a segurança dos dados. O acesso a dados arquivados criptografados é dificultado, pelo que se torna indispensável o seu uso.  


9 – Maior uso da virtualização e automação

Através da automação de algumas atividades e da virtualização delas, como chamadas à distância por exemplo, as operações de TI sofrerão uma transformação na sua forma de fazer.  


10 – Foco no Big Data

O lado analítico do Big Data continua a ser uma enorme promessa. O grande desafio vai ser analisar e agir sobre os dados, em tempo real, bem como garantir a qualidade dos dados. A longo prazo o Big Data vai acabar por otimizar todos os setores.


Fale connosco e descubra as mais recentes novidades TI!